“Nós Famílias Atípicas fomos privilegiadas por Deus, fomos escolhidas a dedo por nosso Pai Celestial!” Kelli
- 11/07/2023
- 0 Comentário(s)

“O Retiro pra mim foi mais que perfeito, foi extraordinário!” Kelly Jordana Carvalho que esteve no retiro para poder receber a palavra e poder entender seu filho Lorenzo, 11 anos, diagnóstico de TEA, TDAH, TOD e TAG.
Ela participou do primeiro retiro “Famílias ATÍPICAS em Cristo”. Um evento que nasceu a partir da demanda de informações de Jaiele Almeida Pereira Marini, uma mãe atípica e contou com apoio do Grupo Renovação Católica Carismática e outras instituições reunindo informações técnicas, solidárias e apoio religioso aos familiares de mirandopolenses diagnosticados com os transtornos: TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, TOD – Transtorno Desafiador de Oposição e Síndrome de Down.
O retiro aconteceu sábado, 08 de julho, às 14 horas no Salão de Eventos da Paroquia da Igreja Matriz em uma tarde especial com recepção para toda a família.
Enquanto os adultos recebiam orientações no salão principal, as crianças tiveram acesso a uma área infantil com brinquedos e alimentação, sob os cuidados de quem entende do assunto: voluntários da APAE e Associação Ser Criança.
De Araçatuba, Léo Messias, palestrante da tarde, parabenizou: “Foi uma experiência maravilhosa para mim, onde pude ver o amor de Deus envolvendo cada pai, mãe, cuidador. Ver todos que ali estavam tomando posse das bênçãos, das graças, do avivamento, do ânimo novo foi maravilhoso. Eu voltei para minha casa simplesmente renovado”.
As famílias também aprovaram o encontro: “Tudo o que eu precisava ouvir e sentir estava ali. Uma oportunidade incrível”, relatou Kelly, para ela o conjunto de informações entregues no evento fez a diferença: “A experiência que tivemos nos mostra que nós Mães Atípicas não estamos só. Na verdade, nós Famílias Atípicas fomos privilegiadas por Deus, fomos escolhidos a dedo por nosso Pai Celestial. Ali foi plantado uma sementinha em nossos corações para que possamos cultivá-las e deixá-las florir em nossas vidas. Que possamos levar essa sementinha para várias famílias”.
Kelly ainda relatou que saiu renovada após o evento. “Confesso que sai do Retiro uma nova Mãe, uma nova Mulher, uma Nova esposa. Com um coração transformado, puro, liberto de toda angústia, tristeza e desespero. Aprendi que tudo na nossas Vidas tem um propósito, nada é em vão e que Deus está presente a todo instante. Sei que não é fácil, mas somos Mais que Vencedoras”, relatou.
Para as mães atípicas que não puderam comparecer ao evento, Kelly encoraja: “Nós todas somo Mães Atípicas Guerreiras. Que Deus derrame suas bênçãos e fortaleça a Fé em nossas Almas. Nós, Mães Atípicas o nosso dia não é apenas no Dia das Mães, devemos ser lembrada e celebrada todos os dias porque nós temos uma força extraordinária, somos uma mãe super heroína para defender nossos filhos, para lutar pelos direitos dele, para protegê-los do preconceito do mundo e para abrir mão de si mesma todos os dias e ainda assim não perder nada. Somos Únicas, Maravilhosas e Guerreiras e ainda por cima Privilegiadas por ser Mãe Atípica. Que o Espírito Santo possa nós fortalecer dia a dia! Que não desistimos jamais ,porque Deus está presente em nós”, Kelly Jordana Carvalho.
Jaiele Almeida Pereira Marini, mãe atípica, palestrou contando seu testemunho para as famílias presentes. Foi ela quem sonhou com o retiro e por isso se emocionou ao ver que deu certo: “O retiro foi benção sobre benção, graças a Deus. Foi como Deus me falava, foi maior e melhor do que o meu lado humano poderia imaginar. Esse foi o primeiro, creio que virão muitos outros”.
“Agradeço primeiramente a Deus e segundo a todos que se disponibilizaram de estar ali para esse retiro acontecer. Ao RCC, a Igreja ao padre Orlando Maffei que colocou toda a estrutura da igreja para este evento acontecer; a todo o pessoal do comércio que fizeram as suas doações, ao Leo Messias que veio de outra cidade para estar aqui conosco. E claro, às meninas que Deus me deu para organizarmos tudo Thailine e Michele, não posso esquecer o Ser criança e a APAE no cuidado dos pequenos”, agradeceu.
No final do encontro, houve um momento com oração pelas famílias com a presença das crianças. O ato com o santíssimo exposto foi emocionante para os participantes.
“Sou mãe, cristã e estar servindo a Deus em um retiro relacionado ao fortalecimento familiar me deixou muito grata pois sei o quanto é importante olhar para nossos filhos, e andar de mãos dadas com Deus nessa jornada. Também fiquei imensamente feliz ao ver o quanto nossa cidade tem pessoas com um coração gigante, pois o Retiro foi feito através de doações tanto em papelaria, alimentação, recreação das criança. Enfim saiu deste retiro feliz porque tudo saiu como o esperado. Tenho certeza que o Espírito Santo tocou muitas pessoas também fortalecendo para essa jornada”, Michele Cristina Ivaldi Fogassa.
A psicóloga Thailini Cristini Rizzofoi, palestrou no evento trazendo conhecimentos específicos, comentou “Incrível e maravilhoso fazer parte deste lindo projeto que Deus colocou em nossos corações. Ver os olhos brilhando de cada família, vivenciar o batismo do Espírito Santo. O primeiro de muitos e creio que muitas famílias no próximo ano estarão conosco e com nosso Senhor. Foi fogo do Espírito Santo. As meninas que estavam comigo neste lindo projeto de Deus a Michele e Jaiele são meninas escolhida por Deus, elas foram incríveis do começo e até o fim. E que ano quem possamos estar juntos novamente.”
Luciana Jacomazzi, voluntária no acolhimento, recepcionando as famílias e equipes, já atua na Renovação Carismática Católica (RCC), ministério dentro da RCC, Ministério de Promoção Humana, revelou: “Foi lindo, uma experiência diferente, senti um agir de Deus tremendo naquele lugar, muito amor, o cuidado com as crianças, o cuidado com as famílias era lindo de se ver. O que mais me chamou a atenção é que muitas famílias saíram de lá com uma força divina, elas precisavam deste Retiro para continuar a lutar, sabemos que não é fácil, mas quando se enche do Espírito Santo ele vai conduzindo tudo, tenho certeza, e fé em Deus que esse Retiro é o primeiro de muitos”.
No total, mais de 70 pessoas participaram do retiro que já ficou com gostinho de quero mais.
Allan Mendonça
Jornalista MTB 61494